quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marketing Multicanal e Sistema Nervoso de Marketing

Confira matéria de Fernando Guimarães para a Abemd, sobre a palestra de Tim Suther, vp da Acxiom, no 2º Ciclo de Encontros do Marketing Revolution, sobre Marketing multicanal. Ao final da matéria, ele divulga o link do slideshare com a apresentação realizada pelo Tim na íntegra.

Quinta-feira passada, 17/11, fui ao campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi para participar do 2º Ciclo de Encontros do Marketing Revolution, evento com apoio da ABEMD, entre outros.
O currículo do principal palestrante prometia: Tim Suther é chefe de operações de marketing e vice-presidente da Acxiom. Para quem não sabe, a Acxiom é provavelmente a maior empresa mundial de agregação e integração de dados para análises de consumo e principalmente para ajudar as empresas a conduzirem programas de marketing direto.
E a promessa contida no provocativo título (Hope is not a Strastegy) foi inteiramente cumprida: a palestra trouxe insights preciosíssimos.  Em resumo, ele falou sobre como potencializar as ações de marketing em todos os meios, fazendo valer o investimento em diversos canais e medindo o engajamento do consumidor. E mostrou também como desenvolver uma análise real-time do alcance das ações de marketing e do comportamento do target nos multicanais.
Na abertura da palestra, ele compartilhou algumas informações gerais que a Acxiom compilou:
80% dos CEOs acreditam que suas marcas entregam  uma experiência superior ao consumidor, mas apenas 8% dos seus clientes concordam com isso
Compradores multicanal são 4/5 vezes mais lucrativos, mas apenas 32% dos executivos sênior de marketing sabem como seus clientes se comportam através dos canais
80% dos anúncios online falham em atingir a audiência pretendida
Em seguida, ele apresentou o que chamou “capability model for a connected world”. Esse modelo é composto do que poderíamos chamar quatro plataformas de ação: Atingir/envolver a audiência, Insights multidimensionais, Sistema nervoso central de marketing e Engajamento personalizado/coordenado.
Na questão do atingir/envolver a audiência, ele mostrou um gráfico que demonstra uma diferença dramática no valor do cliente: pode variar entre +500% a -400%, sendo que a maioria dos clientes se situa em uma faixa de lucratividade praticamente nula. Ou seja, você precisa migrar do broadcasting para o narrowcasting, concentrando-se nos relacionamentos mais valiosos e reduzindo investimentos nos consumidores menos rentáveis
O Insight multidimensional filtra os falsos sinais. Segundo Tim, não há uma resposta que parta de uma perspectiva única.  O consumidor não é apenas “online”, por exemplo.
O Sistema nervoso central de marketing funciona como sinapses, enviando e recebendo sinais sobre o comportamento do consumidor e automaticamente se reajustando para transformar campanhas de marketing em conversas coordenadas e personalizadas.
E tudo desemboca no engajamento personalizado e coordenado.
Um último recado do Tim: Darwin sempre ganha. Ou seja, o mundo muda. Se você não se adaptar, vai virar fóssil.
Para ter acesso à apresentação de Tim Suthers, clique em http://www.slideshare.net/arizona_br/tim-suther-acxion