terça-feira, 30 de junho de 2015

Sugestão de Governança para E-mail Marketing e SMS, proporcionando a Visão Cliente 360º

Algumas empresas têm diversas Unidades de Negócio, Filiais e Sucursais encaminhando campanhas de     E-mail Marketing e SMS para seus clientes, por vezes, os mesmos clientes estão em mais de um mailing, Unidade de Negócio e são atendidos por mais de um Filial. Como fazer a governança e gestão das soluções e campanhas com mais de um  usuário disparando, sem perder a Gestão do Relacionamento com o Cliente, o seu histórico, não praticar spam para quem já deu optout e continuar de olho nos resultados e métricas?

Parece bem complicado mas não é. Segue uma sugestão de Governança para E-mail Marketing e SMS que elaborei para alguns clientes e aproveito para compartilhar com vocês.

Boas práticas e governança de Relacionamento
com o Cliente através do E-mail marketing e SMS

1.   Objetivo:
Esse documento pretende apoiar as empresas na Gestão do Relacionamento com o Cliente, principalmente no desenvolvimento, execução, mensuração e análise das ações das campanhas, através dos canais de comunicação E-mail marketing e SMS.

Boas práticas:
1.1  – E-mail marketing
A seguir itens das boas práticas de E-mail marketing definidas pela Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd):
Optin - O primeiro recebimento é muito importante, porque marca o início da relação. É preciso ter permissão prévia (optin) antes do envio da primeira mensagem ao receptor. No caso de existir prévia e comprovada relação comercial ou social entre o Remetente e este Receptor, o envio de mensagem também é permitido.
Optout - Toda mensagem precisa ter optout. É direito do receptor decidir o momento em que não quer mais receber mensagens de determinado emissário.
Tamanho dos arquivos - Procure sempre limitar o tamanho dos arquivos enviados, seja no corpo das mensagens ou nos anexos. Deve-se ter sempre em mente que nem todos os usuários têm o mesmo nível de velocidade de acesso, software, hardware e modalidade de conexão ao criar uma peça.
Autoexecutáveis - Não devem ser enviados arquivos com autofuncionamento. Os autoexecutáveis são arquivos que os programas gerenciadores de e-mail conseguem ler e interpretar, iniciando automaticamente algum processo que não é necessariamente desejado pelo receptor.
Frequência - Deve-se preferencialmente oferecer ao cliente que assinale a opção de sua preferência na frequência de recebimento de informações ou solicitar que ele opte entre as diversas alternativas de periodicidade que lhe são oferecidas. Quando não for possível oferecer que faça a opção, deve-se deixar claro qual a frequência de envio das mensagens.

1.2  - SMS
Optin - Envie SMS somente para quem forneceu o celular diretamente à sua empresa autorizando o recebimento de SMS.
Optout – Disponibilize uma forma de contato para que as pessoas possam solicitar cancelar os recebimentos de SMS de sua empresa. Quem cancela, não deve mais receber.
Identificação - O nome de sua empresa deve aparecer em todos os SMS enviados, se possível com um telefone de contato. O cliente deve saber quem está enviando.

3.    Governança no envio de E-mail marketing
No caso de mais de um usuário utilizando a ferramenta, esta deverá ser administrada através de uma gestão de subcontas, em que a gestão fica com o gestor do contrato e os demais usuários recebem um login e senha, além do volume de créditos solicitado dividido em 4, ou seja, o objetivo é distribuir em o total dos créditos por trimestre a fim de otimizarmos e apoiarmos na gestão das campanhas. Essa divisão e frequência dependem do volume de campanhas e número de usuários.

O ideal é criar um template padrão para que todos sigam a mesma unidade visual, aplicação de marca etc em seus disparos.

No caso das campanhas institucionais, corporativas ou nacionais, o gestor deverá combinar com os seus gestores quem fará o disparo e quais serão as bases usadas.

Isso irá impedir que o mesmo cliente seja atingido mais de uma vez com a mesma campanha.

Certifiquem-se de que as bases não foram adquiridas sem optin e antes de enviar, vale a pena verificar se existem e-mails inválidos como naotemE-mail@naotemE-mail.com.br.

Não programe os seus e-mails para sexta feira quando o destinatário já pode ter saído do escritório ou para a segunda feira quando as caixas de correio podem estar cheias e com isso o destinatário não irá prestar atenção no seu E-mail marketing.

Pesquisas da WBI (informar nome completo) informar que terça à tarde é um dos melhores momentos para o envio de uma campanha.


Pontos de atenção:
- A peça a ser disparada deverá ser encaminhada para a Infraestrutura, que normalmente gera um arquivo html e encaminha um link a ser inserido na ferramenta de E-mail marketing;
- Por vezes a Infraestrutura capacita um colaborador para que ele mesmo, a partir da peça de E-mail encaminhada gere um arquivo html e utilize esse link na ferramenta;
- A infraestrutura deverá configurar o DNS do E-mail remetente a ser utilizado nas mensagens, por exemplo, xyz@xyz.com.br, a configuração correta irá impedir a devolução de mensagens por conta do não reconhecimento do E-mail remetente;
- Para evitar o recebimento de respostas, o E-mail de resposta deverá ser o not-reply@xyz.com.br;
- Toda comunicação deverá ter a opção de optout no footer, essa configuração normalmente já vem na ferramenta;
- Vale lembrar, o E-mail que solicitou optout fica registrado como inativo e não é mais utilizado para o disparo, mesmo que este conste na nova base de envio, isso nos protege de praticar spam;
- A ferramenta tem a opção de fazer uma correção dos e-mails com domínios incorretos, por exemplo ...@htomail.com, basta clicar em corrigir e o E-mail será corrigido para ...@hotmail.com;
- O assunto deve ser curto e atraente e não conter as palavras grátis a fim de evitarmos perder a mensagem para o spam;
- Os relatórios mostram as informações de e-mails corretos, incorretos (pode se realizar um ativo para atualização de cadastro), enviados, abertos, encaminhados (encaminhados pelo destinatário para outro E-mail, sinal que mais pessoas receberam a mensagem, além das participantes do mailing), clicados com a informação dos links clicados e erros, com o E-mail destinatário, data e horário. Essas informações e estatísticas nos apoiam no envio de campanhas melhores e com maior entregabilidade, em relação ao tamanho, palavras utilizadas, data e horário de envio.

A partir desses dados podemos fazer um PDCA e aperfeiçoar o nosso processo de relacionamento com o cliente via E-mail marketing.

Algumas empresas dividem as campanhas de E-mail marketing em dois colaboradores com perfis diferentes:
- aquele que sobe o mailing ou relação dos e-mails destinatários e cria a campanha;
- aquele que sobe a peça de E-mail, analisa a probabilidade de bloqueio pelo spam e analisa os relatórios.

Apesar das atuais ferramentas de envio e gestão de e-mail marketing terem interfaces intuitivas, amigáveis e simples, o ideal é que todos os usuários passem por um breve treinamento ou tenham acesso ao tutorial da ferramenta, evitando dúvidas, retrabalho e configurações incorretas.

Em caso de dúvidas, falem com o suporte, fornecedor ou gestor do contrato, evitando que muitos colaboradores com perfis diferentes, fragmentem as campanhas e não tenham uma visão completa do processo, desde o planejamento, execução, envio e análise dos relatórios que facilitam muito a mensuração dos resultados e a retroalimentação de estratégias e campanhas mais assertivas.

Importante seguir as recomendações das boas práticas listadas acima.

E lembrem-se a ferramenta de E-mail marketing é utilizada para um relacionamento relevante com o nosso cliente, não mande mensagens iguais para clientes diferentes ou aumente a frequência dos envios para aumentar o fechamento das agendas ou as inscrições nos eventos.

Com excesso, o E-mail da empresa pode acabar no spam ou pior pode ser motivo para o optout e, consequente perda do relacionamento com aquele cliente.

Seja relevante e assertivo e acima de tudo, respeite o seu cliente!


4.    Governança no envio de sms
A ferramenta será administrada através de uma gestão de subcontas, em que a gestão fica com o gestor do contrato e os demais usuários recebem um login e senha, além do volume de créditos solicitado dividido em 4, ou seja, o objetivo é distribuir em o total dos créditos por trimestre a fim de otimizarmos e apoiarmos na gestão das campanhas. Essa divisão e frequência dependem do volume de campanhas e número de usuários.

A mensagem a ser encaminhada deve ser validada pela área de Marketing ou Comunicação Corporativa, que analisará o tom da comunicação. Esta é limitada a  150 caracteres – o que contempla caracteres e espaços.

É aconselhável que a primeira palavra seja ligada sempre à empresa criando a identidade entre o número (short number) e a empresa.

Exemplo:
XYZ: A XYZ disponibiliza em janeiro, 31 cursos on line e gratuitos. Acesse www.xyz.com.br e identifique o curso do seu interesse.

Para verificar o número correto utilize o recurso do word, contar palavras.

No caso das campanhas institucionais, corporativas ou nacionais, o gestor deverá combinar com os seus gestores quem fará o disparo e quais serão as bases usadas.

Isso irá impedir que o mesmo cliente seja atingido mais de uma vez com a mesma campanha.

Certifiquem-se de que as bases não foram adquiridas sem optin e antes de enviar, vale a pena verificar se existem telefones fixos misturados aos telefones celulares, além dos dígitos corretos de DDD e prefixo, lembre-se o números de celulares de SP e RJ têm 9 dígitos e não 8, exceto os da operadora Nextel, que começa com 7.

Os disparos devem ser realizados de manhã, em dias úteis e com a frequência de uma semana, no máximo.

Em caso de dúvidas, falem com o suporte, fornecedor ou gestor do contrato, evitando que muitos colaboradores com perfis diferentes, fragmentem as campanhas e não tenham uma visão completa do processo, desde o planejamento, execução, envio e análise dos relatórios que facilitam muito a mensuração dos resultados e a retroalimentação de estratégias e campanhas mais assertivas.

Importante seguir as recomendações das boas práticas listadas acima.

O optout no caso do SMS pode ser a palavra SAIR, NÃO, CANCELAR

E lembrem-se a ferramenta de sms é utilizada para um relacionamento relevante com o nosso cliente, não mande mensagens iguais para clientes diferentes ou aumente a frequência dos envios, o excesso pode aumentar o índice de optout e implicar na perda do relacionamento com aquele cliente.

Seja relevante e assertivo e acima de tudo, respeite o seu cliente!

5.    Governança no envio de quiz
Os mesmos critérios do sms, lembrando que o quiz pode ser utilizado para uma breve pesquisa de atendimento ou satisfação, com a programação de uma série de mensagens, através de uma régua automatizada.

Vale lembrar que as perguntas devem ser claras e de preferência com até 3 opções de resposta.

Para cada resposta, pode haver uma nova mensagem.

A interação do cliente é gratuita e todas as respostas serão armazenadas.

Não é recomendável fazer mais do que 3 perguntas no mesmo dia.

Fátima Periard
Cliente 360º
3Plus Marketing e Comunicação